Somente nos primeiros quatro meses desse ano, o Grupo Especial de Fronteira (Gefron) apreendeu 12,9 toneladas de drogas em operações realizadas com outras forças de segurança de Mato Grosso e de outros estados que fazem parte da Amazônia Legal. A quantidade representa um prejuízo de R$ 222 milhões às facções criminosas. Conforme a Secretaria de Estado de Segurança Pública, esses grupos atuam com o tráfico de entorpecentes produzidos na Colômbia e Bolívia, e que utilizam o território mato-grossense como rota de transporte com destino às grandes cidades brasileiras e outros continentes. O volume de drogas apreendido é 55% maior em comparação com o mesmo período do ano passado, quando o Gefron apreendeu 8,3 toneladas em operações dentro e fora do Estado. Além do entorpecente, as ações também resultaram na apreensão de nove aeronaves e 20 veículos e embarcações usados para o transporte das drogas, além da prisão de 39 suspeitos. Conforme dados do Gefron, a maior parte dos entorpecentes apreendidos é de skunk ou supermaconha, com 4,9 toneladas retiradas de circulação. Também foram apreendidas 4,1 toneladas de cloridrato de cocaína, 3,2 toneladas de pasta base e 748 quilos de maconha. Desse volume, 3,6 toneladas de drogas foram retiradas de circulação em Mato Grosso e 9,3 toneladas em ações conjuntas nos estados de Rondônia, Amazonas, Pará e Tocantins, além do Peru. Coordenador do Gefron, tenente-coronel PM Airton Feitosa, frisou que a integração entre as forças de segurança tem sido fundamental para ampliar os resultados no combate ao tráfico internacional de drogas, principalmente para os estados localizados na região de fronteira. “O tráfico de drogas não possui fronteira e interliga todos os estados brasileiros que estão na rota percorrida pelo entorpecente até chegar a outros continentes. Isso exige que nós trabalhemos de forma integrada, na colaboração ou troca de informações de inteligência”, di...
Gefron apreende 12,9 toneladas de drogas em 4 meses